sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Os jogos na educação matemática

Não sendo a única maneira de motivar os alunos, o jogo é com certeza um modo de os envolver. Todas as crianças gostam de jogar e sabe-se que o envolvimento e motivação fomentam a aprendizagem, favorecendo a consolidação de conhecimentos e proporcionando momentos ricos de concentração e raciocínio. Além disso, os jogos podem servir para integrar culturas e favorecer o conhecimento de outros hábitos e tradições. Numa altura em que nas nossas salas de aula há quase sempre crianças de outros países, o jogo pode ser um modo de introduzir momentos mais descontraídos de comunicação e de troca.

Vantagens educativas do jogo
1. É um desafio para as crianças resolverem.
2. Coloca as crianças em situações em que têm de cumprir regras e perceber o papel do compromisso numa atividade de grupo.
3. Permite que as crianças autoavaliem o desempenho, que sintam que podem ter sucesso e integrem o erro de forma mais positiva.
4. Favorece a interação, pois implica uma participação ativa de todos os parceiros.

Se, por um lado, é uma competição saudável, por outro proporciona igualmente um contexto estimulador da atividade mental das crianças e da sua capacidade de cooperação (quando o jogo opõe grupos e não indivíduos).Sendo assim, o jogo é uma actividade lúdica cuja utilização educativa pode contribuir para o desenvolvimento e consolidação de noções matemáticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário